\ \ \ ENVIOS GRÁTIS PARA ENCOMENDAS ACIMA DE 50€!!! --- ENVIOS EM 24/48 HORAS / / /

Vinhos vegan? Mas nem todos os vinhos são vegan?

Escrito em 17 de janeiro de 2022

Vinhos vegan? Mas nem todos os vinhos são vegan?

Todos sabemos que o vinho é feito a partir do sumo das uvas, mas, no entanto, a maioria das pessoas desconhece que grande parte dos produtores quer a nível nacional quer internacional utilizam produtos de origem animal na produção dos seus vinhos.

Durante a produção do vinho, este é em regra geral submetido a um processo chamado de clarificação. Este é o processo em que o mosto se separa das partículas sólidas que ainda persistem, para isso é adicionada uma substância proteica ao vinho para que as absorva, ajudando e acelerando assim o processo para tornar o vinho mais límpido e sem aspeto turvo.

Para este processo, a maioria dos produtores recorre a vesícula de peixe (cola de peixe), gelatinas de origem animal ou a claras de ovos. No entanto todo este processo pode ser feito com alternativas vegan, utilizando pedra calcária, caulino e argilas, caseína de plantas (proteína de ervilha ou outras), gel de sílica e placas vegetais.

Há ainda uma outra opção, mais demorada, mas mais natural, que consiste em deixar os sedimentos do vinho assentarem naturalmente, este processo é também característico da produção biodinâmica e preserva todos os sabores e aromas.


×

Para visitares a Garrafeira Terroir tens de ter idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas!

Tens idade legal para consumires bebidas alcoólicas?

Sim Tenho! Não Tenho!