PORTES GRÁTIS PARA ENCOMENDAS ACIMA DE 50€ • ENVIOS EM 24/48 HORAS

Qual a importância do Decanter?

Escrito em 27 de março de 2024

Qual a importância do Decanter?

O decanter é um acessório bastante popular entre os apreciadores de vinho, e a sua importância na degustação de um bom vinho é inquestionável. O decanter é uma jarra de vidro, cristal ou outro material, preferencialmente transparente, que tem como função principal oxigenar o vinho e separar os sedimentos que possam estar presentes na garrafa. Além disso, o decanter por ser uma peça de grande beleza, além de ser utilizado para servir o vinho em ocasiões especiais é utilizado também como peça decorativa.

  • Oxigenação do vinho

O processo de oxigenação do vinho é fundamental para libertar os seus aromas e sabores. Quando o vinho já foi engarrafado à alguns anos, os compostos aromáticos e sabores podem ficar “presos” no vinho, desta forma não poderão ser corretamente apreciados. Ao ser vertido no decanter, o vinho é exposto ao ar, permitindo que esses compostos se misturem e sejam liberados, tornando assim o vinho mais aromático e saboroso.

Quando falamos de vinhos jovens, estes beneficiam especialmente do processo de oxigenação, mas de uma forma diferente dos vinhos mais velhos. Os vinhos jovens têm por norma uma grande quantidade de taninos, que podem ser bastante agressivos quando não estão bem equilibrados. Ao serem expostos ao ar no decanter, os taninos são suavizados, tornando o vinho mais agradável ao paladar.

  • Separar os Sedimentos

Outra função importante do decanter é a separação dos sedimentos que podem estar presentes na garrafa de vinho. Os vinhos tintos, especialmente aqueles que têm uma idade avançada, tendem a formar sedimentos ao longo do tempo. Esses sedimentos, em regra geral, são considerados desagradáveis ao paladar e afetando assim a degustação do vinho. Ao verter delicadamente o vinho no decanter, consegue-se fazer a separação entre o vinho e os sedimentos.

O processo de decantação é relativamente simples: basta segurar a garrafa de vinho e verter o líquido  cuidadosamente no decanter, o líquido deverá escorrer lentamente pelas paredes do decanter, sempre que possível deveremos ter um ponto de luz, por norma uma vela, em cima da mesa, de forma que a garrafa fique entre os nossos olhos e o ponto de luz. Poderemos, desta forma, verificar através do gargalo da garrafa se estão ou não a passar sedimentos, devendo terminar o processo assim que estes comecem a passar para o decanter.  Os sedimentos vão ficar no fundo da garrafa juntamente com uma pequena quantidade de vinho.

Sr a decantar vinho

  • Beleza e Elegância

Além de todas as suas funções práticas, o decanter também é uma peça de grande beleza e elegância. Muitas vezes, ele é utilizado como uma peça central na mesa, servindo como uma decoração elegante para a ocasião. Existem muitos modelos diferentes de decanter disponíveis no mercado, desde os mais simples até os mais elaborados e sofisticados. Escolher o decanter certo pode adicionar um toque de sofisticação e elegância à sua mesa de jantar.

  • Conclusão

O uso do decanter é fundamental para a degustação de um bom vinho. Além de oxigenar o vinho e separar os sedimentos, o decanter também é uma peça de grande beleza e elegância. Se é um apreciador de vinhos, considere investir em um bom decanter para adicionar um toque de sofisticação à sua experiência de degustação.

Veja aqui a nossa seleção de Decanters.


Confirmação de idade / Age Verifier

Tens idade legal para consumires bebidas alcoólicas? / Are you on legal age to consume alcoholic beverages?

Sim / Yes Não / No